O Que o Homem NÃO Deve Vestir em um Casamento Formal

O Que o Homem NÃO Deve Vestir em um Casamento Formal

traje_masculino_formal_casamento

Em primeiro lugar temos que deixar de lado a preguiça e o egoísmo, lembrando que os noivos investiram muito na ocasião, e eu não estou falando só de grana, mas também tempo! Eles tentaram criar um evento que seja o mais próximo possível de seus sonhos, além disso, provavelmente preocuparam-se com os convidados, seu bem estar e conforto, portanto o mínimo que você pode fazer é contribuir para que a festa seja memorável, seguindo o dress code estipulado para a data.

Mas e se o convite não diz nada a respeito da roupa?

Então você vai com o tradicional traje conhecido como “passeio completo”, composto por um terno/costume escuro, camisa bem clara e uma gravata bacana, mas discreta e sofisticada. Nos pés nada mais do que um oxford muito bem engraxado. Acessórios como o lenço no bolso ou um belo relógio clássico também são bem-vindos.

Mas nesse caso o traje não está liberado?

Existem milhares de motivos para que o convite não cite o dress code, ou os noivos podem ter esquecido mesmo, então fique ciente que essa não é a hora de vestir aquela sua polo listrada com um brasão enorme no peito.

Tendo respondido estas duas dúvidas surgem as questões onde o brasileiro acha que com um pouco de rebolado e malandragem vai conseguir fugir do traje formal, veja se alguma delas já passou por sua cabeça:

O que não usar em um casamento formal

Tenho uma calça social preta e um blazer marinho posso usá-los?
(Pergunta de quem não quer comprar um terno novo
)

Não, o costume é formado por 2 peças que formam um conjunto, o terno ainda tem a adição do colete, portanto a combinação citada já é considerada casual e imprópria para casamentos onde o passeio completo, ou o black tie opcional sejam exigidos.

…….

Gostaria de ir de jeans, posso?
(Pergunta de quem não larga a roupa casual)

Só se o traje casual estiver liberado pelos noivos, mas, ainda assim, combine com um bela camisa social e um blazer em casamentos a noite, o sapato neste caso pode ser um pouco mais casual. Durante o dia dá para fazer algo mais descontraído, mas sem forçar a amizade, mantendo peças elegantes e discretas.

…….

Está muito calor, posso deixar o paletó em casa?
(Pergunta de quem acha que o calor é desculpa para tudo!)

Não, reze para que o ar-condicionado do local esteja a todo vapor, excluir o paletó descaracteriza completamente o traje formal, além de deixar você com cara de funcionário de repartição pública, a chave é justamente o paletó e o blazer que te dão um ar mais solene e elegante, seja com itens casuais ou formais.

…….

Curto um look formal total black, posso ir assim?
(Pergunta típica dos adolescentes e pós-adolescentes)

Não, o visual é pesado demais para um casamento e a combinação é bem difícil de ficar boa, você precisaria de peças de altíssima qualidade e muito bem coordenadas para funcionar, uma gravata com tecido duvidoso já pode arruinar tudo.

…….

Tenho que usar terno, mas quero me destacar dos demais, o que você aconselha?
(Dúvida de quem quer aparecer)

O dress code existe justamente para criar ordem e fazer com que todo mundo pareça vir do mesmo planeta, a última coisa que os noivos querem é um sujeito vestido como o Coringa do Heath Ledger no meio do salão e antes de qualquer coisa você deve lembrar que quem deve aparecer são os anfitriões, a noite é deles. Quer  mostrar estilo? Escolha com cuidado sua gravata, capriche nos acessórios discretos e classudos, mostre bom gosto!

…….

Não gosto de usar terno, posso ir de polo, jeans e sapatênis?
(Indagação de quem não tira o uniforme)

Se o protocolo exige terno ou costume, então assim será. Polo, jeans e sapatênis (que eu chamo carinhosamente de kit coxinha) não são roupas para um evento importante onde é necessário mostrar o respeito que você tem pelos noivos e o quanto aquela noite também é importante para você, isso não ficará aparente se você vestir sua “roupa de churrasco da firma”.

…….

O casamento é de dia, posso vestir uma roupa mais relax?
(Pergunta de quem acha que qualquer coisa é motivo para abandonar o terno)

Não, o traje social continua sendo exigido em cerimônias durante o dia (entre 11h e 16h) mas o terno pode ser em cores mais leves como o cinza médio, cinza claro, bege, marrom e afins.

traje_masculino_terno_claro
Costume claro deve ser usado apenas em casamentos diurnos, a noite o marinho, preto e grafite imperam.

…….

A cerimônia é as 17h e a festa logo depois, posso usar um terno cinza claro ou cinza médio?
(Dúvida de quem é fã de cor clara)

Se a festa termina oficialmente a noite o melhor é escolher um costume escuro, guarde os claros para eventos que se encerram até as 18h, pelo menos oficialmente, pois sabemos que muita gente fica até bem depois disso se o buffet não expulsar todo mundo. : )

…….

Meu filho tem só 16 anos ele pode dispensar o costume e ir com um jeans e camisa social?
(Indagação da mãe que não quer gastar com um terno que quase não será usado)

A partir dos 15 anos os adolescentes começam a ser mais cobrados quanto ao traje de festa, o mais aconselhável é já pensar em um terno, nem que seja alugado.

……..

Não suporto usar gravata, posso ir ao casamento sem ela?
(Dúvida dos fãs do colarinho aberto)

Não, se você tirar a gravata seu traje se torna casual, só faça isso se o dress code permitir.

…….

Sou moderno e quero trocar o sapato social por um tênis, tudo bem?
(Pergunta hipster)

Tudo mal, quando você faz isso você não tem um terno acompanhado de um sapato, você tem um tênis acompanhado de um terno, o sneaker vira o ponto focal do look e o traje passa a ser informal. Só invista neste tipo de visual se os noivos expressarem a vontade de que os convidados estejam vestidos de maneira descontraída.

…….

Pense duas vezes antes de usar

  • Colete – não é errado, mas pode chamar muito da atenção que deveria estar concentrada nos noivos e pode destoar se todo mundo for vestindo trajes muito simples;
  • Chapéu – só vale no campo e na praia ou em casamentos durante o dia em espaços abertos, mesmo assim você deve tirar na hora da cerimônia;
  • Casacos e cachecóis – podem ser úteis no frio, mas durante a festa devem ficar na chapelaria;
  • Óculos escuros – na praia tudo bem, em locais fechados eles te deixam com cara de mafioso;
  • Correntes, anéis e pulseiras – podem atrapalhar a elegância minimalista e chic do seu traje formal, pense duas vezes antes de usar.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *